São Paulo para amantes da arquitetura

Bruna F

São Paulo é uma cidade enorme, e mesmo que você more aqui a vida inteira é provável que não conheça metade das atrações que ela te oferece. Neste post quis trazer alguns locais diferentes, e não os clichês como a Pinacoteca, Estação da Luz, Ibirapuera, MASP, Museu do Ipiranga, etc. Não que esses não valham a visita, muito pelo contrário. Listei 5 lugares que acredito que sejam boas indicações caso você queira fazer algo diferente.

Sesc 24 de Maio- Centro
O Sesc 24 de Maio abriu recentemente, dia 19 de agosto desse ano no antigo edifício da Mesbla (ícone de loja de departamento que faliu em 1999). Ele possui 13 andares, é totalmente acessível e conta com teatro com espaço para mais de 200 lugares, cafeteria, espelho d’água, restaurante por peso, biblioteca, área de convivência, área de exposição, espaço leitura, espaço de tecnologia e artes, espaço de brincar, parede de escalada, clínica odontológica e o destaque fica para a piscina no terraço com vista para cidade. De lá também é possível ver pontos como o Banespão, o Terraço Itália e a Galeria do Rock.  Ele foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, arquiteto reconhecido internacionalmente e detentor dos maiores prêmios de arquitetura. O Sesc faz parte de um projeto de revitalização do centro, já que aquela parte remanescia esquecida. O prédio é em concreto, ferro e vidro. A ideia da construção é de que ela reflita e se relacione com São Paulo. Em relação a estrutura, é mantida toda em concreto aparente, pintado em branco ou cinza. Só alguns poucos pontos estratégicos foram pintados com a cor rosa colonial inspirado no período de mesmo nome da cidade. O resto das cores, segundo o arquiteto, deve vir das pessoas que visitam o prédio. O mobiliário também foi projetado por Paulo Mendes da Rocha, e é bem colorido.

Endereço: R. Vinte e Quatro de Maio, 109, Centro, São Paulo.
Telefone: 3350-6300
Horários de Funcionamento: Terça-Sábado das 9h-21h
Domingos e Feriados das 9h-18h 

Vale do Anhangabaú- Centro
O Vale do Anhangabaú localiza-se entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia. Conta com jardins, obras de arte e chafarizes.
É um lugar de manifestações e shows populares, sendo uns dos mais movimentados de SP. Lá encontra-se o prédio da Prefeitura de São Paulo (Edifício Matarazzo), a Escola de Dança de São Paulo, o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, Theatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e o Shopping Light. É rodeado por grandes edifícios e no subsolo passa um rio canalizado, o Rio Anhangabaú. Em tupi "Anhangabaú" significa rio do mau espírito.
Em 1877 foi quando a urbanização da área começou, com a criação do Viaduto do Chá e a desapropriação das chácaras que tinham pela região. Assim foram idealizados 33 prédios de cada lado do vale, projeto do engenheiro Alexandre Ferguson.

Vale do Anhangabaú, s/n
República – Centro – São Paulo – SP


Casa de Vidro- Morumbi
A Casa de Vidro foi a primeira construção da arquiteta Lina Bo Bardi em 1951. A casa abriga o acervo dela e do marido Pietro Maria Bardi. O acervo possui móveis, documentos, objetos, 7500 desenhos e 17 mil fotografias. O instituto fica em uma das mais altas colunas do Morumbi e a sua estrutura de concreto com a fachada completamente em vidro flutua sobre quatro pilares, sendo um ícone da arquitetura modernista.
A casa era ponto de encontro da vanguarda, e nomes como Pierre Verger, Alexander Calder, Giò Ponti, Oscar Niemeyer, Darcy Ribeiro, Glauber Rocha e Caetano Veloso frequentavam o espaço.
A construção foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Lá é a sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, fundado pelo casal em 1990. A intenção do casal ao criar esse instituto era criar um espaço no qual servisse de centro de debate e pesquisa sobre a arquitetura, design e arte do Brasil.

Endereço: Rua General Almério De Moura, 200 - Vila Tramontano
Telefone: (11) 3744-9902 ou (11) 3743-3875
Horário: É necessário agendamento pelo e-mail: visita@institutobardi.com.br

Cinemateca Brasileira- Vila Mariana
A Cinemateca Brasileira possui o maior acervo da América Latina. Possui cerca de 200 mil rolos de filmes, ou seja, 30 mil títulos. Entre eles estão longas, curtas e cinejornais, eles também possuem livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes que traduzem a história do cinema.
A Cinemateca possui duas salas que totalizam 300 lugares, com reprodução Som Dolby Digital e capacidade para exibir filmes em diversos formatos e em variadas proporções.
A Cinemateca Brasileira foi criada em 1940 a partir do surgimento do Clube de Cinema de São Paulo, que teve vida curta e foi fechado no mesmo ano pelo Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda (DEIP) do Estado Novo. 
O local é responsável pela preservação da produção audiovisual do Brasil, desenvolvendo atividades para difundir e restaurar o acervo.
As principais obras estocadas na Cinemateca são de ficção, documentários, cinejornais, filmes publicitários, registros familiares, nacionais e estrangeiros, que foram produzidos desde 1895. A Cinemateca agora é incorporada ao governo federal como um órgão do então Ministério de Educação e Cultura (MEC) e hoje está ligado à Secretaria do Audiovisual.

Endereço:  Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino - Zona Sul (Próximo ao Metrô Vila Mariana).
Telefone.: (11) 3512-6111. Visitas ao local precisam ser agendadas pelo telefone.
Entrada: R$ 4 (meia-entrada) a R$ 8 (inteira).

Orquidário Ruth Cardoso- Parque Villa-Lobos

Orquidário Ruth Cardoso foi pensado como uma oca indígena para homenagear a antropóloga Ruth Cardoso que estudava diversas tribos e suas etnias. O formato do orquidário é uma cúpula esférica com dois níveis de altura divididos por um arco de concreto. Esse arco possui concavidades por onde ocorre a ventilação do ambiente; os domos são envidraçados, permitindo iluminação natural do orquidário, que encontra-se num nível abaixo da edificação, para que as orquídeas não recebam ventos muito fortes.
O Orquidário possui dois espelhos d’água, um interno e outro externo, que servem para controlar a umidade naturalmente. A existência desses espelhos d'água é necessária pois orquídeas são flores que requerem um ambiente com umidade relativa do ar muito alta.
No interior do orquidário existe um painel que mostra partes importantes da biografia da Ruth, com fotos, datas e principais obras. No centro, onde encontra-se o espelho d’água existem totens onde estão fixadas mudas da orquídea híbrida que foi desenvolvida em sua homenagem pelo orquidófilo Damásio de Jesus: a Rhynchonsophrocattleya Ruth Cardoso.
Lá existem mais de 16 mil vasos de diversos tipos de orquídeas. São espécies nativas e híbridas vindas de todo o estado de São Paulo em forma de doação. 

Endereço: Avenida Prof. Fonseca Rodrigues, 2001, 05461-010
Horário: Diariamente, das 9h às 17h.
Telefone: (11) 3023-0316

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill