Iniciantes na Música. O que fazer?

Matheus M

Hello, meus queridos amigos leitores do @cesso Escrevivendo, como vão? Eu estou bem, isso por que falarei de um assunto que eu gosto tanto que é a Música!
Porém não é uma dica para você apenas ouvir música, e sim para você fazê-la, resumindo, será uma dica para quem quer começar a aprender um instrumento.
Primeiramente, o importante é você saber qual instrumento você gostaria de tocar, por isso, irei dar dica dos dois mais casuais e comuns que as pessoas começam: o Violão e o Teclado.
Então vamos lá, o violão é o instrumento mais popular para iniciantes, com o qual a maioria dos músicos começaram a sua trajetória. A primeira pergunta a se fazer são as cordas, ficamos indagados entre nylon e aço, e eu lhe afirmo com toda propriedade que para começar é melhor o nylon, pois você precisa se acostumar, e com ele fará menos força até se acostumar, acredite, dói os dedinhos rs.
Mas é claro que como um bom comprador, você irá se perguntar a diferença das duas cordas, e eu sou legal e te falarei a diferença. Para isso, entraremos em termos técnicos que são as propriedades do som, existem quatro, porém a que nos interessa é o timbre, que é o que diferencia os sons, a ponto de você ouvir e reconhecer uma guitarra e saber que ela é diferente do piano. Essa é a principal diferença entre o nylon e o aço, o segundo dá um som mais limpo, que ao amplificar o violão fica mais suave, já o primeiro é aquele som "raiz" que ao ouvir você se recordará das músicas do sertão com som arrastado e rústico. Existem muitos outros fatores que contribuem para esse timbre diferente, não irei mencionar pois é uma postagem para iniciantes, porém eu gosto de deixar as pessoas curiosas, e uma lição de casa é você procurar, pois até mesmo a madeira que o violão é feito, muda o som dele. A marca que tem o melhor custo benefício é a tagima, muito elogiada por críticos e músicos especializados na área, inclusive, testado e aprovado por mim rsrs, ela tem muitas variedades de violão, desde cores, tamanhos, tipos de corda e até mesmo os violões para canhotos.
Com isso, podemos passar para o próximo tópico, que são os teclados, instrumentos de tecla são um pouquinho mais difíceis de tocar, na minha opinião, porém, vale o total esforço, já que é um instrumento bom e bonito de se ouvir e tocar.
O teclado é um pouco diferente do violão; existem apenas dois tipos principais, o teclado arranjador e o teclado sintetizador, o mais comum e barato para iniciantes é o arranjador, esse é aquele teclado que a maioria das pessoas conhecem, onde ele trabalha ritmos e acompanhamentos, que você pode colocar uma música pra ele tocar, e ele vai te indicar qual nota você deve tocar, ou acendendo uma luz na tecla, ou aparecendo em um visor, assim você pode aprender, o que chamamos na música de melodia principal. A marca que eu recomendo para esses teclados é a Casio, pois são baratos e tem um bom custo benefício.
Porém temos também o sintetizador, é um pouco mais caro e normalmente usado mais por profissionais, porém vale a explicação; Ele serve para alcançar alguns timbres (que vocês já sabem o que é) diferentes, acaba sendo um som mais digital que você mistura alguns instrumentos e faz algo único. Normalmente são menores e fazem parte do dia-a-dia de um produtor musical, sempre presente em estúdios de gravação. Se você possuir um poder aquisitivo e tiver força de vontade, recomendo você comprar um da marca Korg, muito famosa no ramo.
É isso pessoal, foi uma dica para você que está querendo entrar no mundo da música. Recomendo também procurar um profissional para aula, porém, é possível aprender a tocar pela internet, difícil, porém possível.
Meus caros amigos e amigas, até a próxima. Bye Bye!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill