A HISTÓRIA DO PS

Murilo M

SALVEEEE, PESSOAS DO MEU BRASIL (ou algo do tipo). Sou Murilo e hoje vou falar de uma marca que marcou (e marca) muitas gerações, o PlayStation.

No ano de 1988, a empresa de jogos eletrônicos japonesa, Nintendo, planejava inovar e se colocar no topo das vendas de consoles e a instituição que ficou a cargo dessa função foi a Sony. Encarregada de tal missão, a Sony Corporation entrou em desacordo com sua parceira, pois acreditava que o futuro dos jogos estava nos CD’s, enquanto a própria Nintendo julgava cedo para investir nesta novidade que envolvia grandes chances de fracassar.
                                                      
GERAÇÃO 64 BITS

Abandonada por sua parceira e sem nenhum apoio de grande influência, a Sony decidiu  lançar seu primeiro console, o PS1. Quem nunca ouviu falar ou jogou no lendário Playstation One?                      Criado em 1994, o PS1 concorreu com os ditos antigos vídeo games, classificados assim por não terem algo de tããão inovador. Em seu primeiro ano não foi de grande sucesso, mas no ano seguinte, após ter chegado no ocidente, houve um BOOOM que elevou suas vendas popularizando o console e com o tempo ganhando seu espaço e deixando o legado da então nova no mercado, Sony.

Resultado de imagem para ps1 png


O PS1 nos proporcionou uma grande evolução no mundo dos games, o Memory card.
AAAAAAAAAAAH.... Quem não se lembra dos tempos que você era obrigado a gravar seus jogos em um pequeno cartucho que não tinha quase nada de memória, comparado com hoje. Naquela época já existia projetos utilizado a mesma tecnologia dos memory card, porém não havia nenhum que era um pré-requisito, já que se você não usasse era impossível de completar o jogo após desligar o console. Outra invenção que não atraiu a atenção dos fãs, mas teve sua grande importância foi o Dual Stick. Sendo o antecedente dos nossos atuais controles, o Dual Stick foi usado como base para outras marcas desenvolverem seus controles.

Resultado de imagem para memory card ps1


GERAÇÃO 128 BITS

E AGORA A ÉPOCA DE OURO PARA A SONY.
No fim dos anos de 2000, chagava nas lojas o então recém-chegado, PS2 com váriaaaas novidades que até então não se via em nenhum outro console, como a possibilidade de rodar DVD’s. Com a sua fama já consolidada, foi fácil para Sony dominar o mercado de consoles mundial, o PS2 começou a ganhar uma fama que até hoje perdura se mostrando uma característica própria da Sony, os jogos exclusivos estavam cada vez mais em alta e atraia mais e mais a atenção dos compradores. Tomb Raider, Final Fantasy E O GRANDE GTA (SÓ DE PENSAR ME DÁ UM ARREPIO).
A fama do PS2 durou por longos 13 anos e foi concorrente direto do novo console da Microsoft, Xbox 360, que mesmo sendo mais novo não conseguiu tirar a supremacia do queridinho Playstation 2.

Resultado de imagem para ps2. png

Uma curiosidade é que o PS2 entrou para o Guiness Book, como o console mais vendido da história, com 150 milhões de cópias vendidas, não é pra qualquer um.

“O lado sombrio”

O PS2 também ficou conhecido pela facilidade de conseguir jogos piratas, já que era comum comprar o console desbloqueado ou desbloquear. A pirataria foi mais latente em países emergentes como México, Índia, China e Brasil, onde era possível encontrar jogos por R$5 a 10 isto gerou muitos ganhos para a pirataria e por outro lado fez empresas que vendiam seus jogos de maneira legal perder muito dinheiro, já que o preço de produção era muito mais caro.

Resultado de imagem para ps2 pirataria



O PS3

Eu diria a geração que foi mais apagada e a que mais prometeu. Lançado em 2006, o 3º console da Sony prometia ser o centro de multimídia da casa, envolvendo novas novidades como a possibilidade de ter acesso a internet por meio da Playstation Network, o console te permitia fazer tudo que outros aparelhos que rodavam DVD’s faziam, dando os primeiros indícios para o desenvolvimento do Blu-ray. Esta época foi marcada pela acirrada disputa dos consoles, que por um lado alegrava os consumidores, pois quanto mais concorrência maior é a  busca por inovações, e por outro, é ruim para os desenvolvedores do PS3, já que com o lançamento do Nintendo Wii mais um candidato a ‘’queridinho’’ dos consumidores surgia.
Com os novos aperfeiçoamentos da Nintendo em seu novo console, como o uso dos sensores de movimento, a Sony foi forçada a criar uma nova maneira de se manter em alta sem perder seu lugar na concorrência, foi aí que, novamente, os jogos exclusivos vieram para salvar nas vendas e tirando as possibilidades de ser um fracasso. Jogos como God Of War 3, Uncharted e Final Fantasy foram os salvadores, prendendo os consumidores.


Resultado de imagem para ps3. png


ENFIM, O PS4

Chegamos então ao atual console da Sony, sendo o mais poderoso em questão de processamento de jogos e vários outros aspectos.
Lançado em 2013, o 4º console da Sony era uma promessa de se redimir do PS3 e ao mesmo tento tentar uma concorrência direta com os PC’s que até então dominam o mercado dos games. Visando aperfeiçoar seus defeitos, a Sony optou por focar no processamento de jogos, melhorando sua qualidade gráfica e fazendo com que os jogadores tenham uma melhor experiência.
O PS4 deu sequência a fama da Sony pelos exclusivos que só ela sabe produzir, mas hoje com o mercado dos games menos monopolizado, temos uma maior concorrência.
O PS4 está sendo caracterizado pelos seus hardwares que estão revolucionando e expandindo o mundo dos games para o próximo ‘D’ da nossa geração, com a criação do óculo de realidade virtual VR, sendo possível ter uma experiência quase real e isto tende a evoluir cada vez mais.


Resultado de imagem para ps4  e vr


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill