Gincana da Copa

Janaína Flores, Thais Campos e Manuela Freire.

  Em clima de Copa do Mundo, resolvemos realizar uma gincana com as crianças do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo duas das principais seleções da Copa: Inglaterra e Itália.


  Começamos com o 3º ano. A primeira brincadeira foi um pega-pega, no qual os alunos foram divididos em dois times, Inglaterra e Itália. Cada time ficava de um lado da quadra, em cima da linha branca, enquanto aguardavam o juiz falar qual time deveria pegar o outro. Os jogadores do time, que deveria ser pego, só estavam salvos depois que entrassem na área do gol (linha preta). Resultado: vitória da Inglaterra!!!


  A segunda brincadeira foi a corrida Pô, na qual cada time ficava nos dois cantos opostos da quadra, em uma fila. Assim que o juiz apitava, os primeiros jogadores de cada time percorriam as linhas do campo até se encontrarem, quando isso acontecia, eles jogavam pedra, papel e tesoura. Quem ganhasse continuava correndo e quem pedia voltava pro final da fila enquanto o próximo jogador da fila do seu time começava a fazer o mesmo percurso. Quem chegasse até o time adversário ganhava o jogo. Resultado: 2X0 para a Itália!!!

  A terceira brincadeira foi o vivo-morto. Para quem não conhece, uma pessoa deve falar vivo, ou morto. Quando ela disser “vivo”, os jogadores ficam em pé, e quando disser “morto”, eles abaixam. Quem errar sai do jogo. O objetivo é sobrar apenas um participante. Resultado: 2X1 para a Itália!
  Essas três mesmas brincadeiras foram realizadas com o 4º e o 5º ano do Ensino Fundamental. No final das brincadeiras, todos receberam um pirulito como prêmio, para lembrá-los das recompensas de seus esforços! Assim, todos ganham.
(turma do 4º ano)
(turma do 5º ano)
  Antes das brincadeiras começarem, nós pintamos bandeiras nos rostos dos alunos para a representação de cada time. Ficamos encantadas com a participação dos alunos e seu envolvimento durante as atividades. Tanto as meninas, quanto os meninos, trabalharam como uma equipe. Parabéns a todos!

(3º ano)
(4º ano)
(5º ano)
  E na ultima aula, apenas pintamos o rosto dos alunos do 1º ano com a bandeira do Brasil, e entregamos os pirulitos.

  Gostaríamos de agradecer a participação especial da Thayná do 1º ano do Ensino Médio, e do professor Anderson por terem nos ajudado na organização da gincana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill