Você já foi a um "Evento de Anime" ?

Escrito por: Nicolas Wilson e Renato Seleghini.

 Muitas pessoas já ouviram falar pelo menos que existem tais eventos ou convenções, mas você sabe o que é e a origem delas?


Tais eventos têm uma longa e variada história no mundo, por exemplo, começou  no Japão, existia a Comiket ( Komiketto ) também conhecido como Comic Market (Komikku Māketto/ Mercado de Quadrinhos)  na qual o forte eram os Doujinshis  (mangás que eram feitos tanto por amadores quanto por profissionais). Outro detalhe é que nos Estados Unidos existiam as convenções de sci-fi ( ficção científica) na década de 1980. O início de 1990 viu o que viria a ser a longa data convenções anuais, como o Projeto A-Kon, Anime Expo e AnimeFest, que continuam a acontecer hoje e atrai milhares de pessoas. Convenções de anime em outros lugares, como Europa e Austrália, começaram a decolar em meados da década de 1990 também. Estas tendências de crescimento seguem a popularidade e disponibilidade de anime para outros países fora do Japão.

 

E no Brasil? 


Existem vários de eventos no Brasil e dentre os maiores destaques dá-se aos eventos precursores: Animencontro (Curitiba), e BH Anime 99 (Belo Horizonte), ambos sem fins lucrativos.
Atualmente, os maiores eventos do gênero são o Anime Friends, Ressaca Friends, Anime Dreams e AnimeCon realizados na cidade de São Paulo e o SANA - Super Amostra Nacional de Animes, realizado na cidade de Fortaleza.

 Ok...Mas o que tem nesses eventos?

 Nesses eventos existem várias atividades dentre elas temos:
  • Concursos de Cosplay
  • Campeonato de jogos online
  •  Salas temáticas
  • Lojas e Lojas de artigos de jogos, animes, mangás, camisetas, roupas para cosplay e acessórios.
  • O encontro de pessoas com o mesmo gosto em musica, anime (em seus variados gêneros e tipos), jogos.    
  • Shows de bandas que tocam anime music, game music, j-rock, j-pop, k-pop, k-rock, podendo ou não ser nacionais
  • Apresentações de esquetes, aparição de dubladores famosos, palestras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill