Festivais japoneses na Zona Leste de São Paulo

Por Tainara C. e Higor

Neste mês de Agosto, a zona Leste de São Paulo teve o prazer de prestigiar dois importantes eventos que celebram a cultura e imigração japonesa no Brasil. Eles são: A 35ª Festa da Cerejeira que ocorreu durante os dias 3 e 4 e o 11º Festival Okinawa, nos dias 10 e 11.




O Festival Okinawa, que foi realizado na Praça Haroldo Daltro, na Vila Manchester,  contou com a presença de mais de 400 atletas demonstrando lutas marciais, mais de 600 tocadores de Taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, shows com músicas típicas e mais de 100 barracas oferecendo uma boa variedade gastronômica.






Em vez de ingressos, o evento optou por receber 1 kg de alimento não perecível do público como valor de entrada. Todas as doações foram destinadas a entidades que deram assistência ao festival.  Este também teve como co-patrocínio 29 instituições, incluindo a escola Okinawa Gakuen que ensina a língua japonesa para quem deseja aprender.









Já a Festa da Cerejeira ocorreu no Parque do Carmo em Itaquera. Além da presença de apresentações de danças folclóricas e Taikôs, de barracas com comidas típicas, o festival contou também com uma vasta área coberta por cerejeiras, que é a árvore símbolo do Japão.




O evento mantinha uma programação animada e repleta de apresentações (uma a cada 20 minutos aproximadamente) desde as 9 horas da manhã, às 17 da tarde. Possuía entrada gratuita e recebeu um grande numero de visitantes apaixonados pela cultura japonesa.


Ambos os eventos ocorrem uma vez a cada ano, então fique de olho no calendário e não perca a chance de ter essa experiência ano que vem. São eventos que valem muito a pena de ir, não apenas pela diversão, mas também pelo contato com a cultura japonesa que tanto dá o que falar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill