AMOLED e Telas Flexíveis

Escrito por: Nicolas Wilson

A Tecnologia OLED e AMOLED pode não ser nova... mas está gerando novas ideias

Película com OLED

Antes de tudo, é preciso saber o que é um OLED. OLED ou Organic Light-Emitting Diode ou diodo orgânico emissor de luz é uma tecnologia criada pela Kodak em 1980. A ideia é usar diodos orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga elétrica. Mas qual a diferença entre os diodos tradicionais e os OLED? Simples. Eles podem ser aplicados sobre a superfície da tela, utilizando um método de impressão. Com alguns ajustes e acrescentando os filamentos metálicos, os impulsos elétricos conduzem sobre cada célula, e esta pronto uma tela com custo realmente baixo, outra característica é que ele possui luz própria, ou seja não precisa de Backlight ou side light (luz de fundo ou luz lateral, o que pode se tornar um componente em notebooks e computadores de mão) e ocupa menos espaço (oque pode ajuda na hora de criar produtos e colocar mais componentes) e quando não polarizado obtém-se o preto real, ou seja, não há aquele brilho escuro que ocorre em outras telas .
Tela de AMOLED.
Outro dispositivo que deve se levar em conta também é o AMOLED ou Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode (Matriz-Ativa de Diodo Orgânico Emissor de Luz ) que age de forma similar ao OLED mas com algumas diferenças/avanços. As telas AMOLED são feitas de uma matriz ativa de OLED pixels que geram luz a partir de uma descarga elétrica, sua ativação pode ser colocada ou acoplada num TFT (Thin Film Transistor/ Transistor de filme fino) na qual funciona com uma série de chaves que controlam o fluxo de cada pixel individualmente. E a tecnologia TFT é crucial na fabricação de displays de AMOLED, existem 2 tecnologias primárias , “Poly-Si” (polycrystalline silicon) e “A-Si”(Amorphous silicon) são usados hoje em AMOLED, que são tecnologias que na qual podem ser fabricadas , matrizes ativas de plano traseiro sob baixas temperaturas (abaixo de 150ºC) sob substratos flexíveis de plástico,ou seja, os Displays de AMOLED.
Celular com tecnologia AMOLED

São inúmeros usos dessa tecnologia, sendo desde a criação de novos displays para celulares notebooks e até televisões, com avanços as forças armadas poderão ter pulseiras costuradas nos uniformes militares, capazes de comunicação, e atuando como gps, além de disponibilizar informação para reparo de veículos danificados, para o uso doméstico, balcões e janelas sensíveis ao toque podendo ser possível assistir à Tv em ambos, na indústria de automóveis, Akio Toyoda, CEO da Toyota apresentou em 2011, o Fun-Vii, o veículo era conectado a internet e empregava displays em seu exterior para mudar sua aparência. 

Fun-Vii: demonstrando a capacidade de usar seu exterior como display e controle.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa Junina Escrevivendo 2017 - Literatura de Cordel

Conheça a banda: Bikini Kill