O Legado do Corcel

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Por Rafael


No ano de 2013, podemos citar vários modelos automobilísticos clássicos na qual o leitor pode se interessar em comprar...mas será que todos valem a pena? É o que será discutido na análise que irei fazer, com destaque para o aniversário de 45 anos do Corcel, da Ford, que ainda tem fãs por todos os lugares.

O Corcel surgiu no Brasil no ano de 1968, mas na verdade, não foi o a Ford que fez o design do carro, foi a Willys Overland, juntamente com a Renault, que estavam trabalhando no "projeto M", e isso deu origem ao modelo Renault 12, na França. No Brasil, o 12 teria uma carroceria diferente, e assim surgia o Corcel, sendo eleito como carro do ano em 69, 73 e 79. A Ford viria a ter o controle da Willys Overland no ano de 67.

O Corcel GT, uma das melhorações do carro, tinha de 80 a 85 cavalos em seu motor, 4 cilindros e conseguia chegar a velocidades de 145 Km/h, nas mãos de um piloto habilidoso, como Emerson Fittipaldi, que testou o veículo no autódromo de Interlargos. Além da mecânica, o automóvel vinha com vários elementos cosméticos novos, como uma faixa no capô e outra dos lados e o teto de vinil, dando um ar mais esportivo ao mais novo "primo" do Corcel original.

                            

Em 77, depois de vários melhoramentos no Corcel e também depois de várias "subversões" (Corcel Bino, Corcel GT) e a perua Belina, sai o Corcel II, no ano de 77. Trazendo estabilidade, segurança e um ruído mais baixo, o Corcel II superava o I, porém pecava na velocidade e no tamanho, fazendo 0 a 100 Km/h em 20,9 segundos (chegando a 135 no máximo), tendo menos cavalos de potência (72) e ainda sendo um carro menor, embora aparentasse ser maior que seu antecessor.

Depois, lançou-se uma versão opcional do Corcel II, com 90 cavalos e chegava até 147 Km/h e em 1985 sofria sua última alteração, dando espaço ao Del Rey, encerrando a linhagem do espetacular carro.


Assim, podemos ter uma impressão de como era este fabuloso carro, sua história e também como nos orientar se quisermos comprar o carro em algum leilão ou de algum proprietário.

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